Astrologia

O que é Astrologia? E para que serve um Mapa Astral?

Carl Jung, psicólogo que abordou Astrologia sob o prisma de sua teoria da sincronicidade, afirmou que a Astrologia representa “a súmula de todo o conhecimento psicológico da antiguidade”.

O que a arqueologia constata é que o homem sempre olhou para o céu e, nele, identificou símbolos. Da observação da relação dos fenômenos que ocorrem nos ciclos da natureza e na interação entre corpos celestes e a vida aqui na Terra, surgiu a Astrologia.

Isso quer dizer que, quando a Astrologia contemporânea atribui determinadas características aos movimentos de determinado planeta, estamos remetendo ao conhecimento acumulado ao longo dos séculos, por diferentes civilizações. Sumérios, maias, celtas, vikings, egípcios, gregos, romanos, assim como muitas outras culturas, documentaram as influências dos astros na vida das pessoas. E, apesar da distância geográfica e temporal, esses diferentes povos atribuíram influências semelhantes aos mesmos corpos celestes.

A Astrologia Moderna é a aplicação desse conhecimento ancestral ao dia a dia do homem contemporâneo, em suas mais diversas manifestações e áreas de atuação: saúde, amor, relacionamentos, família, trabalho, finanças, espiritualidade etc.

O Mapa Astral — tecnicamente chamado de Mapa Natal — é um retrato do céu no momento do nascimento de uma pessoa. Calculado com base na hora exata e no local de nascimento, o Mapa Astral mostra predisposições inconscientes que acompanham o indivíduo para sempre e se refletem em todos os aspectos de sua vida: relacionamentos, relações familiares, carreira.

Fazer o Mapa Astral proporciona uma rica experiência de autoconhecimento e uma grande oportunidade de planejar a vida, pois, acompanhando a leitura do Mapa Astral, também é realizada uma análise do momento atual e das tendências futuras, com previsões astrológicas para o período de um ano a partir da data da consulta.

Feitas a partir dos Trânsitos Astrológicos, das Progressões e também da Revolução Solar, as previsões astrológicas abrangem todas as áreas da vida indicando, entre outras coisas, oportunidades presentes e futuras.

Você pode fazer o seu Mapa Astral Online ou em uma consulta presencial, na Av. Paulista (em São Paulo, capital). A consulta inclui uma análise detalhada do Mapa Astral e previsões astrológicas para os próximos 12 meses, contados a partir da data da consulta. Embora fazer o Mapa Astral em uma data próxima do aniversário seja um ótimo presente para si mesmo, isso não é obrigatório. O período para as previsões é de 12 meses de qualquer modo.

Para saber mais sobre os atendimentos com Astrologia, incluindo Mapa Astral, e outras técnicas, clique aqui!

Para curso de Astrologia, clique aqui!

Para conferir as previsões astrológicas semanais para o seu signo, clique aqui! E não perca, todas as segundas feiras, o meu quadro de horóscopo semanal no programa A Tarde É Show com Nani Venâncio, na Rede Brasil de Televisão!

Signos

Signos

Na Astrologia, o conceito de signo está relacionado às estações do ano, que são determinadas por fenômenos astronômicos conhecidos como Equinócios e Solstícios. Como são quatro estações ao longo de um ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno) e cada uma delas tem começo, ápice e fim, temos então os 12 signos do zodíaco. Assim, o ano astrológico começa com o Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, ou o Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul, quando o Sol ingressa no signo de Áries, e termina com o final do Inverno, no Hemisfério Norte, ou do Verão, no Hemisfério Sul, quando o Sol completa sua passagem pelo signo de Peixes.

Quando se diz, no senso comum, que uma pessoa é de determinado signo, significa que o Sol estava passando por esse pedaço do céu definido como começo, meio ou fim de uma estação do ano. Assim, não existem signos “bons” ou “maus”, já que todos tem seu lado luz e seu lado sombra. Na verdade, todos tem os 12 signos do zodíaco no mapa astral. O que torna cada indivíduo um ser único é a forma como a simbologia de cada signo atua no conjunto de sua psique e inconsciente, que vai muito além do posicionamento do Sol, pois temos todos os planetas e diversos outros pontos a serem analisados. E, para interpretar isso com consistência, existe a aplicação embasada da técnica astrológica que permite o cálculo e a leitura do mapa astral.  Conheça mais sobre os signos :

üries

Áries

Elemento: Fogo

Planeta regente: Marte

No Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, ou no Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul, o Sol ingressa no signo de Áries e se inicia o Ano Novo Astrológico. Abrindo um novo ciclo no céu, Áries é um signo Cardeal, do elemento Fogo, regido pelo planeta Marte.

Signo dos começos, da iniciativa e da fertilidade, Áries é simbolizado pelo carneiro. É guerreiro e conquistador. E o planeta Marte, regente de Áries, também está relacionado ao desejo sexual, pois representa a energia da fecundação.

Áries deseja, toma a iniciativa, conquista. É o signo supremo da vontade, do fazer acontecer, aqui e agora. Por conta disso, arianos às vezes sofrem com a ansiedade e frequentemente acabam se antecipando às coisas.

Para os arianos, viver é desbravar o novo. A inspiração, a inovação e a intensidade estão presentes em tudo o que fazem. Relacionar-se com um ariano é contar com a espontaneidade e a força de alguém que é um líder nato, capaz de inspirar e encorajar a todos.

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Áries. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Touro

Touro

Elemento: Terra

Planeta regente: Vênus

Quando o Sol estra nos domínios de Touro, ele passeia pelo signo fixo do elemento Terra, regido pelo planeta Vênus. A simbologia de Touro está relacionada ao ápice da Primavera, do Hemisfério Norte, ou do Outono, no Hemisfério Sul.

Touro pede pede para que construamos as bases de nossos sonhos em solo fértil. É o cultivo do que é essencial para a nossa vida. Quais são os seus valores? O que é imprescindível? Taurinos são naturalmente sensoriais, tem senso estético apurado e são bastante cautelosos, mas quando decidem algo que resolvem fazer, fazem com esmero.

Os passos de Touro são firmes e bem estruturados e, para eles, a vida precisa de uma boa dose de conforto. Daí deriva sua fama de estarem sempre preocupados com as finanças, já que taurinos costumam ter mesmo um talento natural para lidar com dinheiro.

Graças à sua forte característica sensorial e o senso estético apurado, Touro tem uma ligação instintiva com as artes, o design e tudo o que pode dar prazer à vida. São também bastante românticos, mas de uma forma muito peculiar, pois para Touro o amor é uma troca mútua de sensações e conforto emocional. Relacionar-se com um taurino é conhecer a força e a persistência de quem sabe amar mantendo os pés no chão!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Touro. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

G¬meos

Gêmeos

Elemento: Ar

Planeta regente: Mercúrio

Com o Sol no signo de Gêmeos, temos no céu a vibração do simbolismo deste que é um signo Mutável, do elemento Ar, regido pelo dinâmico planeta Mercúrio.

Para Gêmeos, a vida é um universo de possibilidades a experimentar. Graças à incrível capacidade mental do geminiano, ele está sempre pensando em novas alternativas, em novas possibilidades, pois precisa testar as múltiplas experiências que o mundo oferece. Aliás, é dessa abertura à experiência que também vem o gosto que os geminianos têm pelas viagens e pelo contato com as pessoas. Gêmeos precisa trocar com os outros para se sentir vivo!

Gêmeos rege as comunicações, o comércio, os transportes e também o raciocínio lógico. Geminianos gostam de pensar e precisam exercer esse poder para se manter animados e bem humorados. Por isso, precisam sempre ocupar a cabeça com atividades intelectuais, adquirindo conhecimento para depois poder compartilhar. E é assim que os nativos de Gêmeos mostram seus talentos multifuncionais.

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Gêmeos. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa astral! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Cóncer

Câncer

Elemento: Água

Planeta regente: Lua

Quando o Sol entra em Câncer, temos o começo do verão, no Hemisfério Norte, e do inverno, no Hemisfério Sul. Por marcar o início de uma das estações do ano, Câncer é considerado pela Astrologia um signo Cardeal, ou seja, apesar do caráter emotivo, engana-se quem pensa que cancerianos sejam essencialmente passivos. São receptivos, mas não inertes, pois são emocionalmente motivados.

Aliás, entender essa complexidade emocional talvez seja o lado mais fascinante de se conhecer um canceriano. A regência pela Lua lhes confere uma profundidade singular e um instinto de proteção único. E talvez por isso que, para Câncer, a família seja tão importante.

A fertilidade, a maternidade e o instinto de proteção são fortes no canceriano. Ele nunca nega ajuda e é um excelente ouvinte dos problemas alheios. E por isso mesmo também nunca esquece quem um dia lhe ofereceu ajuda. Aliás, nunca duvide da memória emocional de um canceriano. Ele talvez seja quem melhor saiba pegar as referências do passado para agir no presente. E ainda conta com a ajuda de uma intuição infalível.

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Câncer. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Leão

Leão

Elemento: Fogo

Planeta regente: Sol

Quando o Sol entra no signo de Leão, o nosso astro rei se sente em casa, pois é o seu regente. Por representar o ápice do Verão, no Hemisfério Norte, e do Inverno, no Hemisfério Sul, Leão é considerado um signo Fixo e seu elemento é o Fogo.

Muito mais do que simplesmente vaidosos, leoninos são criativos e tem a necessidade de encontrar um espaço na sua vida que sirva de palco para expressar todos os seus talentos. Com a força e a realeza que lhe são peculiares, leoninos também criam para deixar um legado, para deixarem sua marca no mundo, pois colocam o coração em tudo o que fazem.

E por isso que para os leoninos tudo tem que ser verdadeiro, tem que ter uma marca pessoal. O grande desafio leonino é ter que lidar com as suas próprias expectativas e as dos outros. E daí vem a peculiar característica leonina de oscilar da extrema expansividade à timidez mórbida que, às vezes, aparece como traço de sua personalidade marcante.

Em Leão, a beleza tem que ser natural. Flertar com um leonino é descobrir o calor de seu coração e a força de sua paixão. Mas não se engane: mesmo dóceis, leoninos sabem que nasceram para reinar e nunca perdem a majestade!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Leão. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Virgem

Virgem

Elemento: Terra

Planeta regente: Mercúrio

A passagem do Sol pelo signo de Virgem marca a temporada do ano governada por esse signo Mutável, do elemento Terra, regido pelo planeta Mercúrio. A simbologia de Virgem está relacionada ao período no qual o Verão no Hemisfério Norte – ou o Inverno no Hemisfério Sul – vai dando sinais de mudança para o início da próxima estação.

Virgem é a capacidade de escolher e colher os melhores frutos. Por isso, virginianos são seletivos, analíticos e estão sempre prontos para o trabalho. Levam muito a sério a necessidade de organizar, discriminar e aprimorar as coisas. De sua ligação com a colheita também deriva a relação com a saúde e a nutrição. O ato de alimentar bem a si mesmo e aos outros é, por excelência, um atributo virginiano.

Naturalmente prestativos, virginianos tem necessidade de se sentir úteis ao mundo. Aliás, para Virgem tudo deve ter uma função e precisa ter um local adequado. Daí sua exigência em relação à eficiência das coisas. E, assim, com Virgem, organizamos a nossa rotina para viver de forma mais saudável.

Eterno aprendiz, Virgem é a precisão técnica. Geralmente dotados de boa memória, virginianos têm o dom de transformar as coisas a sua volta para que, assim, se adaptem melhor ao mundo. Sorte daquele que tem um virginiano típico por perto: ele sempre estará disposto a ajudar!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Virgem. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Libra

Libra

Elemento: Ar

Planeta regente: Vênus

O fenômeno astronômico do Equinócio de Outono, no Hemisfério Norte, e do Equinócio de Primavera, no Hemisfério Sul, marca o ingresso do Sol no signo de Libra. Começa no céu a temporada desse signo Cardeal, do elemento Ar, regido pelo planeta Vênus.

A palavra-chave de Libra é equilíbrio – daí deriva o nome e a simbologia do signo, que está associado à imagem da balança. É por isso que librianos são tão hábeis na arte de se relacionar. Afinal, não há na vida nada que exija mais equilíbrio do que o universo das relações humanas.

Mas a balança também é o símbolo da justiça. E, por conta disso, os librianos tendem a pesar muito os prós e contras para tomar decisões. Essa é a origem da fama de que librianos são indecisos, o que não é bem assim. Na verdade, o que Libra busca é conciliar interesses, já que librianos são diplomatas por natureza.

Todo esse senso de equilíbrio também se estende ao âmbito da arte e da estética. Em Libra, o planeta Vênus harmoniza cores, sons e imagens para deixar tudo mais leve. Para Libra, o mundo precisa de harmonia. Os librianos são mestres em deixar tudo mais belo!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Libra. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa astral! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Escorpião

Escorpião

Elemento: Água

Planetas regentes: Marte e Plutão

No auge do Outono no Hemisfério Norte e no pico da Primavera no Hemisfério Sul, o Sol entra em Escorpião, esse signo Fixo, do elemento Água, regido pelo sombrio planeta Plutão e corregido pelo intenso planeta Marte.

Em Escorpião, as emoções se apresentam na forma mais profunda e enigmática do zodíaco. Por isso, para escorpianos, não existe meio termo. Passionais por excelência, escorpianos oscilam entre o extremo controle e a entrega destemida aos sentimentos mais intensos.

Com tanta profundidade, a simbologia de Escorpião navega pelos assuntos mais densos e inquietantes da condição humana: a morte, os temas tabu, o poder, a ancestralidade e a sexualidade. Aliás, daí é que vem a tão famosa sensualidade escorpiana e também seu interesse natural por assuntos místicos, misteriosos e ocultos. Para Escorpião, a investigação é uma arte.

Mas se engana quem julga escorpianos somente pelos estereótipos que muitas vezes conferem má fama ao signo. O que acontece é que escorpianos prezam muito pela lealdade e veracidade de quem está ao seu lado. E não costumam perdoar facilmente quando se sentem traídos. Aí, sofrem, mostram-se dramáticos e precisam chegar mesmo até as profundezas para, então, morrerem e renascerem. Porque, uma vez que um escorpiano vira uma página na sua vida, nada o fará voltar atrás!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Escorpião. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Sagitário

Sagitário

Elemento: Fogo

Planeta regente: Júpiter

Sagitário é o signo do Centauro, o arqueiro mítico que é metade humano e metade cavalo. Quando o Sol chega em Sagitário, estamos na transição entre o Outono e o Inverno, no Hemisfério Norte, ou entre a Primavera e o Verão, no Hemisfério Sul. E, assim, Sagitário é um signo Mutável, do elemento Fogo, regido pelo planeta Júpiter.

A busca pelo conhecimento, a conquista de novos territórios, as ideologias, a fé e a religião são atributos sagitarianos por excelência. Dotado de um senso ético bastante apurado e de valores muito arraigados, Sagitário representa a busca incansável pelas respostas que norteiam o crescimento pessoal e da humanidade como um todo.

Geralmente simpáticos e bem humorados, sagitarianos costumam gostar de aventura, buscando sempre ampliar seus horizontes culturais. Daí vem seu gosto por viagens e estudos dos mais variados. E, por esse motivo, sagitarianos costumam ser excelentes mestres e professores.

Outra característica marcante de Sagitário é sua capacidade de se automotivar e de motivar aos outros. Isso porque quando acredita em alguma coisa, o sagitariano defende com unhas e dentes seus ideais. E, assim, ao lado dos nativos do signo do arqueiro, a vida é uma eterna e empolgante descoberta!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Sagitário. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Capricórnio

Capricórnio

Elemento: Terra

Planeta regente: Saturno

A simbologia de Capricórnio está relacionada ao fenômeno do Solstício de Inverno, no Hemisfério Norte, ou do Solstício de Verão, no Hemisfério Sul. Com esse acontecimento astronômico e astrológico, o Sol ingressa nesse signo Cardeal, do elemento Terra, regido pelo planeta Saturno!

Capricórnio rege a estrutura, o planejamento e a ordem social das coisas. Esforço, foco e disciplina são palavras chave para os nascidos sob esse signo que é responsável por natureza. Mas engana-se quem acha que capricornianos são só a dureza que apresentam em um primeiro contato. Por trás do comportamento formal de todo capricorniano, há muita generosidade.

O maior desafio do capricorniano é conscientizar-se de que nem tudo na vida é possível controlar. Com sua visão de longo prazo e incrível capacidade de perseverar, capricornianos são mestres em fazer as coisas acontecerem, nem que seja com o exercício de sua natural autoridade. Nas finanças, costumam ser controlados, pois sua atenção sempre seguirá em direção ao que querem concretizar lá na frente.

Relacionar-se com um capricorniano é saber fazer tudo conforme as regras. Não existe meio termo para um capricorniano, pois quando ele decide assumir um compromisso, é para valer! Sempre desconfiados, capricornianos também costumam ser bons conselheiros. Afinal, nada mais honroso para um nativo de capricórnio do que poder contribuir com sua experiência de vida.

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Capricórnio. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Aquário

Aquário

Elemento: Ar

Planetas regentes: Saturno e Urano

Quando o Sol chega em Aquário, estamos no ápice do Inverno, no Hemisfério Norte, ou do Verão, no Hemisfério Sul. Por isso, Aquário é um signo Fixo, do elemento Ar, regido pelo planeta Urano e corregido por Saturno.

A simbologia de Aquário está relacionada à identidade que assumimos em grupo, junto aos amigos, assim como à inovação e aos projetos futuros. Aquário é o sonho que compartilhamos com os outros.

Aquarianos são visionários, futuristas e, por isso, muitas vezes são considerados irreverentes. Muito sociáveis, têm a capacidade de trocar intelectualmente com diversas pessoas ao mesmo tempo. Pertencer a um grupo de pessoas, compartilhar interesses, admirar a variedade de pensamentos e compartilha-los socialmente — tudo isso está relacionado ao signo de Aquário.

Como único signo do zodíaco representado pelo homem, Aquário é racional e bastante mental. A ciência, a tecnologia, a internet e a exploração espacial são temas tipicamente aquarianos. Relacionar-se com aquarianos é ter a certeza de que a vida é bem melhor quando sabemos compartilhar!

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Aquário. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa astral! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Peixes

Peixes

Elemento: Água

Planetas regentes: Júpiter e Netuno

Quando passa por Peixes, o Sol entra nos domínios desse que é o 12° signo do zodíaco, fechando a roda do ano astrológico. Peixes é um signo Mutável do elemento Água, regido pelo planeta Netuno e corregido por Júpiter.

Sua simbologia está relacionada aos temas do inconsciente, ao mundo dos sonhos, à mediunidade, ao misticismo e ao contato com as esferas mais sutis do ser humano. Extremamente sensíveis por natureza, os piscianos às vezes buscam isolamento, apesar de nascerem com vocação para o trabalho voluntário, para as iniciativas sociais e para o universo das artes abstratas.

Não à toa que o símbolo do planeta Netuno, o regente de Peixes, é também o símbolo da Psicologia. Com seu tridente, o rei dos mares e deus do desconhecido acessa o inconsciente para ativar o universo onírico e os poderes mediúnicos da mente humana.

Para Peixes, o desconhecido é fascinante, o que às vezes pode ser assustador e, por isso, os piscianos costumam oscilar entre os extremos da fé no abstrato ou do profundo ceticismo.

Vale lembrar que todas essas características são marcantes em quem tem Sol, Ascendente, Lua ou muitos planetas pessoais no signo de Peixes. Para conhecer melhor todas as características astrológicas, faça o seu mapa natal! Para informações sobre atendimentos, clique aqui!

Virginia-Gaia-atendimentos

Astróloga, taróloga e estudiosa de mitologia e religião comparada há mais de 15 anos. No programa A Tarde É Show com Nani Venâncio (Rede Brasil de Televisão), leva o conhecimento que acumulou nas Ciências Herméticas para os mais diversos públicos. Com base na certificação de Capacitação em Sexualidade que obteve pela ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual), é também educadora sexual, ministrando cursos e palestras sobre amor e relacionamentos que abordam o estreito vínculo entre sexualidade, afetividade e espiritualidade. Para ler o perfil completo, clique aqui

 
Mais informações:
e-mail: contato@virginiagaia.com.br
celular / whatsapp: (11) 99970-2260

Para saber mais sobre os atendimentos com Astrologia e outras técnicas, clique aqui!

Não perca, todas as segundas feiras, o programa A Tarde É Show com Nani Venâncio, na Rede Brasil de Televisão! Para conferir as previsões semanais para o seu signo, clique aqui!

logo virginia gaia

Atendimentos presenciais ou online

© 2019 Virginia Gaia. Desenvolvido por Muriba Design.