Sempre realizada com agendamento prévio, a consulta tem cerca de 1 hora de duração. O encontro tem formato de um bate papo no qual o consulente ouve a interpretação – com orientações para todas as áreas da sua vida – ao mesmo tempo em que pode perguntar o que quiser, tirando assim todas as suas dúvidas. A leitura do Mapa Astral contempla a análise de diversos cálculos astrológicos, dividindo a consulta em duas partes:
1) Autoconhecimento – a leitura técnica e criteriosa do Mapa Natal, contemplando:
a) Determinação do Ascendente, assim como dos signos regentes do Meio do Céu, Descendente e Fundo do Céu.
b) Identificação da posição de todos os planetas da Astrologia Moderna nos diferentes signos do zodíaco (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), assim como os aspectos que fazem entre si, as casas astrológicas que ocupam no mapa e a sua direção (se estão em movimento direto, estacionário ou retrógrado).
c) Avaliação da ponderação por do mapa por Elementos dos Signos e tipos Casas Astrológicas
d) Interpretação do significado da concentração de planetas em alguma área do mapa, assim como a formação de figuras especiais (Stellium, Grande Trígono, Grande Quadratura, Quadratura T, entre outros)
e) Análise de pontos especiais de grande relevância, como Nodos Lunares (Nodo Norte e Nodo Sul) e Parte da Fortuna (ou Roda da Fortuna), além de outros itens complementares, como Lilith e Vertex.
f) Localização e interpretação do significado de Estrelas Fixas relevantes (em constelações zodiacais e não zodiacais) que influenciam o Mapa Natal, com base no método longitudinal. Essa técnica, que é amplamente difundida desde os tempos do renomado matemático e astrólogo grego Ptolomeu, permite a análise conjunta das Estrelas Fixas e de sua interação com planetas e pontos do Mapa Natal de cada indivíduo, tornando a interpretação ainda mais específica e personalizada.
g) Interpretação da influência de Quíron e outros asteroides que possam acrescentar à leitura astrológica.