A semana começa em tom introspectivo, pedindo por mais foco e prudência para lidar com o que precisa ser feito de forma disciplinada. No céu, a Lua Minguante dá o tom de praticamente a semana toda, visto que a Lua Nova acontecerá somente no próximo sábado, dia 23.
Na geometria celeste, as tensões que deram o tom mais desafiador das últimas semanas começam, gradualmente, a se desfazer. Marte avança pelo signo de Libra, deixando para trás a oposição que vinha formando com Saturno e Netuno, em Áries. Da mesma forma, o grande e auspicioso triângulo formado pelo planeta vermelho com Plutão, em Aquário, e Urano, em Gêmeos, também perde a força. Assim, astral tende a minimizar a tendência à rigidez.
Sob esse contexto, o Sol avança pela senda zodiacal, chegando ao ponto que marca a transição entre o inverno e a primavera, no Hemisfério Sul, e do verão para o outono, no Hemisfério Norte. Com isso, o astro-rei ingressa, na próxima sexta-feira, dia 22, no signo de Virgem, abrindo a temporada virginiana no céu. Dessa maneira, o astral evoca a melhoria contínua, dando um empurrãozinho também para que as ideias fluam de forma mais prática, sem exageros.
E é assim que, aos poucos, o clima favorável à reflexão abre espaço para a Lua Nova que inaugura a Lunação de Virgem. Unindo o Sol e a Lua nos domínios desse signo Mutável do elemento Terra, o novo ciclo lunar acontecerá alinhado a Regulus, a estrela Alfa que marca o coração do felino ilustrado na Constelação de Leão. Por isso, mais do que executar com disciplina, o momento também pede que se aja com nobreza e sinceridade de sentimentos.
E vale lembrar que essa Lua Nova marca a abertura para a segunda temporada de eclipses de 2025, uma vez que a Lua Cheia do dia 7 de setembro será também um Eclipse Lunar Total. Por isso, o astral pede desde já um olhar mais atento aos detalhes e aos recados que o Universo envia nas entrelinhas. Pois é assim que a vida aponta os caminhos que a persistência há de consolidar, em direção à realização de sonhos e projetos pessoais.
Então, fica a lição: é hora de ser tão sensível quanto prático!
Ao longo da semana, não deixe conferir a minha coluna diária na revista ISTOÉ, com conteúdo astronômico e astrológico para você saber tudo sobre o universo, o céu e o astral do momento.
Assista à AULA ABERTA sobre astrologia e os fundamentos das técnicas que fornecem orientação para a vida toda em uma consultoria especializada