logotipo-virginia-gaia

O quebra-cabeça da realização pessoal

Imagine a montagem de um quebra-cabeça. Sabe quando juntamos aquelas duas pecinhas iniciais e, a partir disso, fica muito mais fácil montar todo o resto? É essa imagem que você deve ter em mente quando estiver questionando os rumos da sua vida. É claro que todos nós sofremos pressões externas das mais variadas e que, muitas vezes, temos que fazer concessões. Mas pense no que é essencial, no que define os seus valores mais profundos, no seu verdadeiro propósito de vida: é nesse núcleo que você encontrará respostas para todas as suas perguntas e, especialmente, é aí que se esconde o tesouro que conduz à realização pessoal.

O problema é que nem sempre as portas para esse universo interno estão abertas. Mas sabe onde estão as chaves? Em uma palavrinha simples, mas bem mal compreendida: autoconhecimento. Isso porque a jornada rumo à realização pessoal, na maior parte das vezes, se manifesta de forma simbólica, exigindo ferramentas para interpretar esses sinais. E todas estão na caixa de ferramentas do autoconhecimento.

No fundo, essa é a grande história presente no imaginário coletivo que precisa ser traduzida para a sua vida. Pense nos contos de fadas, nas histórias sobre a Pedra Filosofal dos alquimistas, no Santo Graal, nas lendas do Rei Arthur e até na nas mais diversas mitologias da Antiguidade. Há um ponto em comum em todas essas narrativas: para chegar aos seus objetivos, é preciso antes encontrar a si mesmo. É preciso vencer seus medos e estabelecer uma conversa com o seu inconsciente mais profundo. Em suma, é necessário saber o que você quer de verdade, e não o que os outros esperam de você. E isso vale para todas as áreas da vida.

É por isso que gosto muito de um conceito derivado do ocultismo chamado de Verdadeira Vontade. Mais difundida entre os estudiosos de magia, essa ideia compreende vários aspectos que convergem para a ideia de que realizar-se significa ser você mesmo, em uma jornada na qual o universo mostrará os caminhos, ainda que de maneira simbólica. É aquela história de estar no lugar certo e na hora certa, não contando com a aleatoriedade do que as pessoas costumam chamar de “sorte”, mas vivendo sua lenda pessoal. É perceber que, quando você vive o seu mito pessoal, o universo mostra o caminho. Simples assim. É bem mais do que a sorte: é a Verdadeira Vontade.

E que ferramentas estão acessíveis para começar a juntar as peças desse quebra-cabeça da realização pessoal? Os caminhos são diversos, mas algumas práticas milenares já comprovaram sua precisão. A Astrologia é, certamente, uma técnica fantástica por trazer um amplo conteúdo simbólico, que se manifesta em bilhões de combinações diferentes, gerando diferentes mapas astrais, um para cada indivíduo.

Outras práticas, como a meditação e a personalização de pequenos rituais pessoais, além da ajuda de um terapeuta para interpretar os sinais simbólicos, também promovem a conexão interna e ajudam na mudança de padrões mentais e emocionais que podem distanciar o indivíduo de sua essência. Mas o terapeuta será sempre um mediador que ajuda a encontrar respostas que estão dentro de você. Afinal, é você quem vai se realizar – e o que importa é a sua Verdadeira Vontade. A questão é abrir a porta. Uma vez expresso o seu propósito de vida, você logo perceberá que a inércia do universo conspira a seu favor.

 

Precisa de orientação ou ajuda? Conheça o meu trabalho com Psicanálise & Terapia Holística!

 

Para as questões afetivas, há também a opção de terapia especializada em Relacionamento & Sexualidade!

Compartilhe esse artigo:

Faça seu Mapa Astral com a astróloga Virginia Gaia!

Mapa Astral: Autoconhecimento + Previsões para o período de 01 ano
(Mapa Natal + Trânsitos + Progressões + Revolução Solar)

PARCELE EM ATÉ 6X SEM JUROS!

WhatsApp chat