O último mês de 2024 chegou e o céu, apesar do clima de final de ano, está longe de querer diminuir o ritmo. Com o Sol sagitariano avançando a passos largos e a Lua Nova poderosa, que dá o tom de praticamente toda a semana, o momento é de muita agitação, com a dança celeste cheia de movimentações astrológicas importantes.
A Lunação sagitariana, que começou com a Lua Nova do dia 1º, ganhará corpo com o passar dos dias, trazendo coragem para evocar o poder pessoal. Como o Sol e a Lua abraçaram Antares, a estrela Alfa da Constelação de Escorpião e que marca o coração do mítico aracnídeo, o incentivo à iniciativa e até à impulsividade estão em evidência. Junta-se a isso o fato de o planeta regente da ação, Marte, mudar sua direção aparente no céu, e o astral realmente pede mais consciência em relação aos desejos impetuosos.
Ao engatar o movimento retrógrado aparente, a partir da sexta-feira, dia 6, o planeta vermelho pedirá mais avaliação na hora de querer fazer e acontecer. Então, será o momento de pensar duas, três ou até dez vezes, antes de abraçar alguma ideia ou entrar em uma discussão. Até porque, como não poderia ser diferente nesta época do ano, os encontros e as atividades sociais estão favorecidos, mas com uma mãozinha do céu para ajudar a vida aqui na Terra.
Para contribuir com o clima de confraternização, o relacional planeta Vênus fica em harmonia com o inovador social, Urano, pouco antes de deixar os domínios de Capricórnio para ingressar no amigável signo de Aquário. Sob esse contexto, os encontros e reencontros são incentivados, mas ainda assim é preciso ter em mente que, mesmo com o clima de festa, é necessário estar atento para evitar os excessos.
Isso porque o céu também traz algumas tensões consideráveis. O Sol encara uma tensa quadratura com Saturno e uma desafiadora oposição com Júpiter, de forma que o brilho do astro-rei revelará onde há necessidade de mais atenção às normas sociais. Então, é também fundamental saber se expressar e se divertir, mas sempre respeitando o espaço e o lugar do outro. Aliás, com todo esse entorno, será hora também de evitar confrontos, pois esse momento astrológico fará com que muita gente não queira levar desaforo para casa.
Por fim, fica o recado do compassivo Netuno, que encerrará o seu período de retrogradação, ficando direto na perspectiva do observador terrestre, a partir do próximo sábado, dia 7. Atualmente no signo de Peixes, do qual é regente, o patrono da fé e da generosidade lembra que sempre vale aproveitar esta época do ano para vencer o orgulho e deixar para lá aquelas eventuais desavenças que não tem muita razão de ser!
Ao longo da semana, não deixe conferir a minha coluna diária na revista ISTOÉ, com conteúdo astronômico e astrológico para você saber tudo sobre o universo, o céu e o astral do momento.
Assista à AULA ABERTA sobre astrologia e os fundamentos das técnicas que fornecem orientação para a vida toda em uma consultoria especializada
Uma semana de muito equilíbrio para todos nós!